Legado é uma combinação da maneira como vivemos todos os dias e o impacto que isso tem em nossos amigos, em nossa família, em nossa comunidade e no mundo, além de como preparamos os outros para a vida sem nós. Legado é aquilo que construímos durante a vida, e que, mesmo quando não estivermos mais neste mundo, vai continuar falando por nós.
Estive pensando na diferença que uma mulher faz dentro da sua família. O convívio, os conselhos e orientações, a incansável dedicação nos detalhes da vida familiar, a oração constante e insistente em favor dos seus queridos, o companheirismo, a alegria e o incentivo, e tantas outras ações e peculiaridades de maneira que uma mulher pode causar um imensurável impacto e influência na vida familiar.
Lembro que na Bíblia, Paulo fala de Loide e Eunice, mãe e avó de Timóteo (Veja 2 Timóteo 1.5; 3.15). Os frutos do empenho e esforço dessas duas mulheres são reconhecidos por Paulo, na vida de Timóteo. Como mãe, a mulher tem um chamado a transmitir a base da fé para as próximas gerações. E isso não apenas para seus filhos, mas para um número indeterminado de pessoas que poderão ser influenciadas por eles. Tornando-se assim um acréscimo de incontáveis efeitos que a fé de uma mãe traz à vida. Um legado de fé que se perpetua por gerações.
Mas recordo também de três mulheres que não estão mais presentes em suas famílias. Preciosas mulheres, que nos últimos 12 meses, partiram para estar com Jesus. As queridas Celina Rempel, Rosangela Hinterholz e Elaine Pimentel. Seus maridos, filhos, netos e amigos não podem mais contar com a presença delas. Que dor e falta isso causa numa família. Mesmo com o consolo divino que vem e invade o coração, a ausência continua presente enquanto nesta vida terrena. Foram mulheres que conheci e pude conviver um pouco. Mulheres que se importaram em transmitir as verdades da vida cristã para as suas famílias, amigos e com quem conviviam. Deixaram um legado de fé e de feminilidade bíblica. Deixaram um lindo testemunho de vida, que continuará por gerações. Mulheres que dedicaram suas vidas ao reino de Deus. Os frutos dos seus ministérios estão em vários lugares e vidas. Louvo a Deus por termos a Bíblia e tantas histórias inspiradoras. Louvo a Deus por termos mulheres, como essas três irmãs, que nos deixaram inspiração de vida cristã e amor a Deus.
O tempo passa muito rápido, os anos são vivenciados com intensidade e chegará a hora de partir para cada uma de nós. E isso certamente nos faz pensar sobre o legado que vamos deixar por aqui, não é verdade? Será que deixaremos algo tão lindo quanto nos deixaram a Celina, Rosangela e Elaine? Aprendemos muito com elas e desejamos ser um pouquinho assim como elas foram.
Como mãe, tenho pensado em que legado de fé tenho deixado para as próximas gerações. Como filha, penso em como tem sido o meu reconhecimento, honra e gratidão pelo que recebi de minha mãe, avó e bisavó. Como esposa, penso em como tenho tratado meu marido e se tenho sido realmente boa amiga e parceira de vida. Se o tenho amado e demonstrado isso a cada dia de nossa vida juntos. Se tenho sido a ajudadora idônea que Deus planejou que eu fosse. E ao mesmo tempo, se tenho sido o que Deus quer que eu seja na vida da Igreja e na comunidade onde vivo e sirvo. Todo esse pensar me leva a reconhecer tantas falhas e erros que cometi durante a minha vida. Reconheço diante de Deus e clamo por perdão e misericórdia. E prossigo para que de alguma maneira os frutos do meu empenho e esforço, pela graça divina, sejam reconhecidos na vida daqueles que convivem comigo.
Uma mulher temente a Deus torna-se uma mulher virtuosa à medida que entende que é criada à imagem de Deus, criada novamente em Cristo e moldada ao longo de uma vida de arrependimento e redenção. A virtuosidade se manifesta na vida de uma mulher que conhece Jesus intimamente.
Talvez algumas maneiras simples de ser uma mulher virtuosa, uma mulher segundo o coração de Deus, seriam: estar disponível, ser generosa no amor e no perdão, elogiar abundantemente, ser divertida, ser autêntica, viver com coerência e praticar a Palavra de Deus, estar disposta a pedir ajuda, oferecer apoio invisível em oração e ainda, ser flexível. E teriam ainda muito mais coisas que poderiam ser acrescentadas, mas, penso que essas já podem nos fazer pensar.
Às vezes, parece ser tanta coisa, quase impossível de ser feito. Mas aí lembro que por mim mesma não consigo. E que preciso da presença constante do Espírito Santo todos os dias. E tenho exemplos de muitas mulheres para me inspirar e ajudar a viver assim.
Que eu e você possamos dizer, quando for o tempo de deixar essa vida que: fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim e conservei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado a quem vive uma vida correta, uma vida que deixa um lindo legado na vida dos que conviveram conosco.
Rozana Silva
Tem servido na IEL Blumenau há mais de 30 anos, é idealizadora do SETIEL Mulheres e autora do curso “Deus fez a Mulher”.
Que palavra tremenda edificante .
Mulheres que nos inspiram a continuarmos firmes na nossa caminhada…Deus continue nos consolando…
Mulheres que nos inspiram a continuarmos firmes na nossa caminhada…Deus continue nos consolando…
Que palavras cheias de esperança…que eu possa deixar meu legado para minha família e conhecidos… Obrigada Rozana!!!