Em Mt 16.26, o Senhor Jesus nos traz esta palavra que tem um peso muito grande na revelação de Deus e de sua graça salvadora. “Pois que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma” ? Creio que foi deste texto que surgiu um chavão evangélico, que diz: “Uma alma vale mais que o mundo todo”. Está correto, mas não é só isso.
Sem dúvida Jesus está ensinando que nada nesta vida pode pagar o preço da salvação. 0 universo todo não teria valor suficiente para salvar uma vida. Se colocarmos uma vida em um dos lados da balança, e no outro lado todo o universo criado por Deus, a balança vai pender pro lado da vida. Por isso está escrito no verso anterior que o homem deve perder sua vida para salvá-la. Isto se refere ao problema de se dedicar totalmente a conquistas terrenas, a “aproveitar” a vida terrena como se fosse tudo o que –há. Então seria mais ou menos assim: Se você quiser salvar sua vida esteja— pronto para abrir mão de tudo o que este mundo oferece. Faz sentido?
0 que este texto fala além disso? A questão é que todos concordamos com este pensamento e falamos então da salvação em Cristo como o único caminho, nos regozijando no amor de Deus por todos nós. Glória a Deus!
Isso contudo seria uma história meramente romântica se um dia Jesus não tivesse dito aos discípulos: “Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”
Sabe o que isso quer dizer?
Cada um de nós faria tudo para salvar sua própria vida. Mas há um propósito a mais, pois se a minha vida vale mais que o mundo inteiro, a do meu vizinho também vale. E será que a vida dele tem o mesmo va l or para mim?
Queridos leitores, sabemos que Cristo se deu totalmente, abrindo mão de sua vida pela salvação dos pecadores, eu e você! Amém! Isso é maravilhoso. E nos regozijamos pelo valor que Cristo deu â nossa vida, desprezando a dele para salvar a nossa.
E é exatamente isso que Deus espera de nós agora: que estejamos prontos pra abrir mão de tudo o que este mundo oferece não só pra nos salvar, mas para levar a salvação a todos.
Se realmente cremos que uma vida vale tudo isso, estou certo que não teremos reservas diante do chamado de Deus.
Que nas nossas bocas e pensa-mentos nunca passem palavras e idéias como: “este não tem jeito”, “é caso perdido”, “não vale a pena”, “este não vale nada”, etc, porque não há gente sem importância para Deus.
Um dia todos nós estávamos distantes de Deus e, mesmo assim, “Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores”.
Não deixemos de orar por nossas cidades e regiões, nem de anunciar a todos a salvação.
Não deixemos de sonhar com o crescimento e multiplicação das igrejas — e do Evangelho.
At 16.5 diz: “Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em n ú mero cada dia”.
Pr. Johny Stutzer
Pastor IEL Rio do Sul