O apóstolo Paulo e a 4ª Viagem Missionária – Atos 27 e 28
Comumente lemos no livro de Atos dos Apóstolos sobre as 3 viagens missionárias de Paulo. No entanto, gostaria de sugerir uma 4ª (talvez 5ª) viagem missionária de Paulo em Atos 27 e 28. Esta viagem foi um pouco “turbulenta” já na sua fase “pré-envio”, mas assim mesmo frutífera. Paulo estava preso e sendo julgado. Ali teve a oportunidade de testemunhar Jesus diante dos líderes judeus, governadores e reis (Atos 22-26). Mas, sem solução ao seu caso e como cidadão romano, Paulo apelou ao “STJ” da época e foi enviado à Roma. Assim, “inicia” a 4ª viagem de Paulo (o missionário preso) com sua equipe de missão: Aristarco e o Dr. Lucas (27:2). A viagem torna-se perigosa em sua segunda etapa devido à condição desfavorável à navegação (27:9-11) e termina em um naufrágio na ilha de Malta (28:1). Durante esta viagem turbulenta, ironicamente, vemos Paulo (o preso) exercendo mais autoridade e influência sobre toda a tripulação do que o centurião romano responsável por ele. Já em terra e todos a salvo como Paulo havia profetizado (27:21-26), a missão aos Malteses iniciou com o milagre da víbora lançada ao fogo que muda a opinião dos nativos sobre Paulo (28:3-6), continua com a cura do pai de Públio, o principal da ilha (28:8), e termina com a cura de muitos nativos (28:9). Esta ação poderosa do Espírito através de Paulo, lançou uma forte conexão missional para a evangelização em Malta nos 3 meses seguintes, enquanto Paulo e seus companheiros esperavam a partida do próximo navio à Roma (28:10,11).
Com as sementes do evangelho lançadas em Malta, a viagem do apóstolo e sua equipe continua em direção à Roma com curtas paragens para fortalecer alguns crentes (28:12-14). Ao chegar à Roma, Paulo sentiu-se aninado com a recepção de alguns irmãos (28:15). Após 3 dias de ajustes técnicos e oração, Paulo inicia sua abordagem missionária com os Judeus, demonstrando através do AT, que Jesus é o Messias prometido para restaurar Israel como luz às nações ao abraçar a promessa feita à Abraão de ser bênção à todas famílias da terra (Gn 12:3b). Mas, como Isaías já profetizou, alguns judeus são persuadidos, outros porem rejeitam o evangelho da graça de Deus em Cristo. A rejeição de alguns judeus, leva Paulo a focar seu esforço missionário nos gentios de Roma (28:23-29). Lucas termina seu relato em Atos com a sintetize do que foram os próximos dois anos do ministério de Paulo em Roma nesta 4ª viagem missionária: “pregar o reino de Deus” e “ensinar sobre o Senhor Jesus” (28:30,31). Mas além desta atividade missional cotidiana na sua prisão domiciliar, sabemos que Paulo escreveu vários “textos teológicos” (cartas da prisão) que estão em nosso NT e continuam a ensinar-nos sobre o reino de Deus e o Senhor Jesus ainda hoje. Este aspecto da 4ª viagem missionária de Paulo é chamado por Bosch de a “Missão como Teologia” (Bosch 2002:582-95), tão fundamental na missio Dei como a evangelização, pregação e o ensino. Lucas deixa em aberto o relato da 4ª viagem missionária de Paulo, dando a entender que ela continua ainda hoje. Nós somos gratos em participar da intensão de Paulo em levar o evangelho até os confins da terra (“Hispania” e “Lusitânia” da época) onde Portugal existe hoje (Rm 15:22-29) através da formação e treinamento teológico de uma nova geração de líderes para as igrejas.
Motivos de Louvor e Pedidos de Oração
1. Louvamos ao nosso Deus pelo seu amor e cuidado por nossa família durante a pandemia de Covid-19 em Portugal. Estamos todos bem graças ao bom Deus. Por favor ore conosco ao Senhor pela continuidade de nossa saúde física, emocional e espiritual, para que possamos servi-lo em Portugal com alegria e disposição sempre renovada no coração.
2. Louvamos ao Senhor por nosso ministério no Instituto Bíblico Português (IBP), que continua “online” neste ano letivo. Estamos com cerca de 110 estudantes nos vários cursos do IBP – Online. Pedimos vossas orações por todos estes alunos, pelo treinamento teológico e pela mentoria que Miriam e eu fazemos com os alunos. Que o Senhor abençoe suas vidas e ministério.
3. Louvamos ao Senhor pela última Conferência Teológica – ABEN, que aconteceu “online” em setembro de 2020. Muitas pessoas puderam acompanhar tanto em Portugal como no Brasil e outros países. Já estamos a trabalhar para a 6ª ABEN que acontecerá em março e junho de 2021, com o tema: “Discussões com Deus” – uma abordagem contemporânea em Habacuque. Ore conosco!
4. Junte-se a nós em oração pelo processo de transição de liderança no Instituto Bíblico Português. Estamos trabalhando no preparo do novo Diretor Geral do IBP, nosso graduado Professor Samuel Rodrigues, bem como no processo de renovação da junta da Associação Evangélica de Educação.
5. Estamos dando orientação na transição de liderança pastoral na Igreja Evangélica de Algés. Estamos envolvidos em um processo de mentoria pastoral e ministerial com esta igreja. Desejamos que esta intervenção apoie a formação futura de uma federação nacional da IEL em Portugal. Pedimos vossas orações por todo processo de transição. Que o Senhor abençoe e conduza esta igreja para uma nova visão através de liderança portuguesa, saudável, jovem e missional.
6. Portugal ainda é um país com muitas necessidades em termos de evangelização e plantação de novas igrejas. Pedimos vossas orações por essa situação, bem como pela revitalização espiritual da comunidade evangélica para uma visão missional comprometida com a salvação desta nação.
7. Estamos a trabalhar no recrutamento de novos missionários na Alemanha para trabalhar em Portugal no apoio à plantação da IEL. No próximo ano planejamos um período de dois a três meses (maio – julho) na Alemanha para visitar igrejas e divulgar as necessidades missionais em Portugal, dar continuidade nos estudos do PhD e levantar recursos para o Projeto Portugal. Por favor orem conosco por esse tempo para que o Senhor vá a nossa frente em cada detalhe e possamos estar sensíveis a direção do Espírito Santo em nossas vidas e relacionamentos.
Muito obrigado por vosso amor e em participar conosco na missão através das vossas orações!
Algumas atividades dos últimos meses
Reunião de Planeamento Ano Letivo 2020-2021 com distanciamento social (03 Set) e reunião do início do Ano Letivo para receber os novos alunos (14 Set):
Formatura do Curso ITBA e Mestrado – MIBA do IBP (05 e 12 Set)
Reunião de Apoio aos líderes da Igreja Evangélica de Algés e Pregação nos Cultos
Reunião de estudo exegético para a 6ª ABEN – Conferência Teológica IBP
Queridos irmãos e irmãs, muito obrigado por vosso amor e apoio para conosco no trabalho missionário em Portugal. Que o Senhor vos abençoe, missionários Valmor e Míriam Quintani.
Contribua com o projeto Portugal
CONTA: Banco Bradesco, Ag. 0450, CC 10921-5. – AMEL – Associação Missionária Evangélica Livre.
CNPJ AMEL: 04.760.938/0001-60.
Valmor e Míriam Quintani
Missionários em Portugal