Tenho por hábito guardar frases que particularmente me impactam, ou que tenho como pérolas, são frases de pensadores, filósofos, teólogos… frases que vou colecionando de livros lido, artigos estudados e por aí vai… relendo essas frases para organizar e categorizar, uma delas veio como flecha. Essa é uma frase atribuída a Martin Luther King que dizem admitiu o seguinte:
“Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo.”
Somos tentados a governarmos nossa própria vida, a manejarmos o timão do nosso navio, o volante do nosso automóvel, somos tentados em toda intelectualidade e racionalidade decidirmos por nós mesmo. Somos tentados a olhar para fora, e inevitavelmente compararmos tudo, comparamos o sucesso, a glória, as conquistas, os diplomas, a vida…
O Salmista no salmo 37.5 nos diz assim: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Esse salmo atribuído a Davi, nos diz especificamente neste verso que somos instruídos à luz desta passagem como preservar nossa mente em tranquilidade em meio às ansiedades, aos perigos e aos dilúvios de dificuldades. João Calvino tece um comentário muito importante e pertinente a nós sobre esse verso:
“Não pode haver dúvida de que, com o termo, caminhos, devemos aqui entender todas as atividades ou negócios. Portanto, o homem que, deixando o resultado de todas as suas atividades com a vontade divina, e que, pacientemente esperando receber de sua mão tudo que o que lhe agrada dar, quer prosperidade quer adversidade, lança todas as suas preocupações e todos os demais fardos que carrega em seu seio; ou, noutros termos, confia a ele todas as suas atividades – tal pessoa passa seus caminhos para Jehovah. Por isso Davi novamente inculca o dever de esperar e confiar em Deus: Com isto ele notifica que só lhe rendemos a honra a que ele merece quando confiamos a ele o governo e a direção de nossa vida.”
Davi nos adverte, dizendo que, ao presumirmos tomar sobre nós o governo de nossa própria vida e de prover para todas as nossas atividades como se fôssemos capazes de suportar tão pesado fardo, somos profundamente decepcionados, e que, portanto, nosso único antídoto é fixarmos nossos olhos na providência de Deus e extrairmos dela consolação em todas as nossas angústias. Todos os que obedecem a este conselho escaparão desse horrível labirinto em que todos os homens inutilmente laboram. Pois quando Deus por fim tiver tomado o governo de nossas atividades em suas mãos, não haverá razão para temermos que a prosperidade nunca nos alcance. Donde provém a idéia de que ele nos abandona e nos decepciona em nossas expectativas, se não é porque o provocamos, pretendendo maior sabedoria e discernimento do que possuímos?
que possamos refletir o que disse Martin Luther King:
“Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo.”
e que possamos entregar absolutamente tudo, pois quando colocarmos tudo nas mãos de Deus jamais deixaremos de possuir.
Deus nos ajude a diariamente entregar tudo nas mãos dele.
Leonardo Mani
Pastor na IEL Toledo, graduado em Administração de Empresas e Teologia. Pós-graduado em Teologia Prática.